segunda-feira, 5 de julho de 2010

Palavras do Presidente do Rotary Club de Paranatinga.

PRESIDENTE: Atanázio de Souza Maia Neto e sua esposa Nilce Vieceli Maia
DISCURSO DE POSSE :
Na reunião festiva do Rotary Club de Paranatinga no dia 02/07/2010, após o ato de posse o Presidente iniciou seu discurso falando sobre o Rotary Internacional, que é uma organização de lideres de negocio e profissionais de todas as áreas, unidos no mundo inteiro, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões, e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade nas comunidades e no mundo.

Com o amparo do Rotary Internacional e da Fundação Rotária, rotarianos do mundo todo participam e administram um vasto conjunto de atividades e programas educacionais e humanitários, desenvolvidos para melhorar as condições humanas e alcançar o objetivo maior da organização, que é o entendimento e a paz mundial.

Nosso club completou 2 anos de existência em Paranatinga, mas a historia do Rotary, no mundo já superou o centenário.

Em Paranatinga eu sou o 3º presidente a assumir a direção do Rotary club. O 1º presidente e fundador foi Dr. Antonio Carlos Belarmino Braga, na seqüência o companheiro, Vicente de Paulo Rodrigues.

Nesses dois anos de existência, já conseguimos servir bem a sociedade paranatinguense, dentro de nossas limitações e queremos contar com o apoio e a ajuda generosa da sociedade para investir conosco na melhoria da qualidade de vida das pessoas mais necessitadas e que são postas a margem da sociedade, especialmente no que tange a sua sanidade, diante do alto custo da aquisição dos aparelhos facilitadores de locomoção.

Prossegue o Presidente.

Nós sabemos que as doenças e os acidentes não marcam hora para entrar em nossa vida e em nossa família e nem o seu padrão econômico ou social e capaz de evitá-los, necessitamos de empreender altos valores econômicos para o tratamento de doenças, limitando as pessoas de baixo poder aquisitivo de disporem de recursos para comprar materiais para facilitar a sua mobilidade.

Nosso papel principal tem sido ajudar essas pessoas chegando primeiro com o que temos disponível para oferecer, enquanto o poder publico se organiza para atender devidamente as necessidades de cada cidadão.

Quanto aos projetos estamos com a minuta de alguns deles e outros ainda por elaborar.

1) Projetos de aquisição e fornecimento de cadeiras de rodas, andadores, muletas, cadeiras de banho, bengalas e outros instrumentos facilitadores de locomoção.

2) Projeto de produção e distribuição de mudas de plantas nativas: Tanto do cerrado quanto da mata ciliar para recompor as áreas devastadas, onde as pessoas de bom senso queiram contribuir conosco e com o meio ambiente.

3) Projeto de atendimento Esportivo, onde já temos um trabalho em andamento bem sucedido de corredores (as) de Paranatinga fazendo sucesso em campeonatos Estadual e Nacional.

4) Projeto “Doutores da Alegria” que a 10 meses desenvolve um trabalho de devolução do sorriso de crianças doentes e internadas em leitos de tratamento médico-hospitalar, amenizando a dor e o sofrimento de familiares, profissionais da saúde e principalmente do paciente que aguarda em repouso a sua recuperação.

5) Projeto de alfabetização de adultos, com professores voluntários, preparando-os para prestarem os exames supletivo.

6) Projeto - Continuidade da construção da sede própria da Casa Rotária.

Encerra dizendo:

Caros amigos, convidados e companheiros este tem sido nosso desafio e também o sucesso, devido à contribuição das pessoas que ate aqui tem nos ajudado a realizar esses projetos e estou certo que a sociedade continuará a fazer parte deste Rotary Club, contribuindo e doando um pouco do seu tempo aos nossos projetos.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Ray Klinginsmith Presidente do Rotary Internacional 2010-2011

O Presidente do Rotary International para o ano rotário 2010/11, Ray Klinginsmith, esteve presente em Portugal onde sublinhou a dedicação e força de vontade de todos os rotários portugueses. O Hotel Tiara Park Atlantic, em Lisboa, foi o palco escolhido para acolher Ray Klinginsmith, no passado dia 10 de Julho, que contou com a adesão de presidentes rotários de todo o país que aproveitaram a visita para reiterar os intentos dos rotários lusos para levar a cabo a missão rotária.

Na mesa presidencial estiveram Ray Klinginsmith e sua esposa Judie, como também os governadores do Distrito 1960 e 1970, os governadores eleitores para o próximo ano rotário desses mesmos Distritos, José Esturninho, Training Leader do Rotary Internacional, Rita Pedro, representante do Rotaract junto da Governadoria e um representando da Embaixador norte-americano em Portugal.

Para Mário Rebelo, Governador do Distrito 1960, esta foi uma oportunidade para mostrar a força rotária. "Cumprimos as nossas obrigações e a união dos dois distritos é fundamental para continuarmos fortes para fazer cumprir as nossas missões".

Ray Klinginsmith congratulou-se pela hospitalidade portuguesa, enaltecendo o facto de Portugal ser um País que lhe é especial. Além disso, o presidente do Rotary International falou da luta rotária contra o pólio e os seus resultados. "Em todo o mundo a nossa missão tem tido resultados incríveis. Temos uma vacina nova que vai ajudar muito mas a nossa missão só acaba quando a doença for totalmente erradicada".

Questionado sobre como consegue manter a paixão pelo mundo rotária estando há mais de 50 anos ao serviço dele, Ray Klinginsmith sublinha que "deve-se ao trabalho desenvolvido que tem sido maior e de maior qualidade. É uma evolução e eu estou muito contente de fazer parte desta missão".

Quanto ao futuro "a nossa prioridade para o próximo ano rotário é a erradicação do pólio e tentar atrair mais membros jovens", salientou o presidente deixando ainda uma palavra de incentivo para os rotários portugueses: "Gostaria de dizer para continuarem o bom trabalho, tentem que os seus clubes se tornem maiores e melhores e para se prepararem para a Convenção de 2013. Estarei a contar convosco para nos apresentarem uma Convenção extraordinária", concluiu.